A Rede de Produtos para a Saúde-PRODSAUDE foi criada a partir da chamada pública MCT/FINEP – Ação Transversal -Serviços Tecnológicos – SIBRATEC-01/2008 visando ampliar, modernizar e integrar as 18 Instituições e 45 laboratórios que a compõem para atender às demandas estratégicas do País, indicadas pelos órgãos do governo responsáveis pela definição dos focos prioritários nacionais e pela regulamentação dos produtos para a saúde bem como atuar como braço do setor produtivo na superação de barreiras técnicas e no aumento da competitividade no mercado interno e externo.
O projeto de implementação da Rede é no valor de R$ 7.693.056,65, financiado pela FINEP, tendo como gestor financeiro a Fundação de Ciências, Aplicações e Tecnologias Espaciais – FUNCATE. Foram liberados até o momento os recursos da 1ª. parcela no valor de 2.401.289,35 e R$ 760.459,30 destinados a Bolsas de Desenvolvimento Tecnológico/ CNPq.
REDES TEMÁTICAS
A rede está estruturada em quatro sub-redes temáticas a saber :
Implantes, Próteses e Instrumental
(Implantes Ortopédicos Implantes Dentários; Produtos Ortodônticos; Instrumental Cirúrgico; Stents; Endoprótese Vascular; Outros.
Artigos Odonto-Médicos Hospitalares
(Luvas Cirúrgicas e de Procedimentos; Preservativos Masculinos e Femininos ; DIU; Diafragma; Seringas e Agulhas; Mamadeiras e Chupetas; Equipos; Fio de Sutura Cirúrgico; Bolsas de Sangue; Fios Guia; Outros)
Equipamentos Eletromédicos
(Todos, incluindo marca passos)
Insumos para Diálise
(Água e Outros)
COMO ATUA
As demandas do setor produtivo e dos órgãos de regulamentação, ANVISA e INMETRO, são atendidas através da oferta de serviços tecnológicos de avaliação, certificação e desenvolvimento de melhorias de produtos e processos pelas Instituições/laboratórios membros da Rede, que possuem sistema de gestão da qualidade segundo os critérios da ABNT NBR ISO IEC 17025 fornecendo resultados de análises, ensaios e calibrações com qualidade assegurada e confiabilidade.