USP-IEE

O IEE – Instituto de Energia e Ambiente da USP (antigo Instituto de Eletrotécnica e Energia) é um instituto especializado que tem por missão promover a interação entre as necessidades da sociedade, a ciência e a tecnologia, desenvolvendo soluções na área de energia (eletricidade, combustíveis fósseis, biomassa).

Atualmente é constituído por uma divisão administrativa geral e 3 divisões científicas –de Tecnologia de Petróleo, Gás Natural e Bioenergia; de Energia e Ambiente e de Tecnologia de Sistemas Elétricos.

Suas atividades distribuem-se por três frentes:

ENSINO

Na graduação colabora com a USP ministrando disciplinas ligadas às questões energéticas para diferentes unidades.
Na pós-graduação é responsável pelos programas stricto sensu de:

• Energia – PPGE – forma pesquisadores voltados para as questões ligadas a disponibilização de energia, seus usos, impactos econômicos, sociais e ambientais para a sociedade.

• Ciência Ambiental – PROCAM – forma pesquisadores com competência para investigar novas referências na análise e no entendimento dos processos socioambientais utilizando o conhecimento e abordagens de diferentes áreas das ciências.

PESQUISA

As atividades de pesquisa são realizadas no âmbito das três divisões técnicas, com o desenvolvimento de tecnologias e processos, e também na prestação de serviços.

Os recursos para pesquisa provém do orçamento do IEE, e também dos órgãos públicos de fomento à pesquisa e das agências reguladoras e do setor privado, as temáticas abordadas interligam-se diretamente aos serviços técnicos aqui sediados.

EXTENSÃO

As atividades de extensão abrangem além de cursos e atividades acadêmicas extra curriculares, a prestação de serviços como ensaios técnicos de qualidade de energia, de metrologia elétrica, de segurança e desempenho de equipamentos; além de emissão de certificados, pareceres, laudos técnicos e certificação de produtos com o objetivo de dar suporte para as empresas do setor industrial em geral e do setor energético (elétrico, gás natural, biomassa, combustíveis fósseis).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s