TECPAR

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) tem como missão realizar pesquisa, desenvolvimento e inovação, contribuindo para a sustentabilidade tecnológica e social do país, com a visão de ser sustentável e reconhecido como referência em pesquisa, desenvolvimento tecnológico, inovação e em soluções em saúde.

O Tecpar realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação, contribuindo para a sustentabilidade tecnológica e social do país. Trabalha no desenvolvimento e implementação de soluções tecnológicas para a competitividade das empresas, empregando seu rol de competências e suas unidades técnico-científicas.

Com laboratórios acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), disponibiliza serviços de calibração e ensaios em conformidade com requisitos internacionalmente reconhecidos.
Desenvolve soluções usando técnicas de inteligência artificial (IA) para monitoramento de processos, diagnóstico e tratamento de falhas e alarmes e preservação e distribuição de conhecimento estratégico.

Acreditado pelo Inmetro desde 1997, o Tecpar Certificação, atesta produtos, processos e serviços em conformidade com normas nacionais, estrangeiras ou internacionais.
O Tecpar é acreditado pelo Inmetro como organismo de inspeção de segurança veicular tanto em veículos leves como em pesados.

O instituto oferece soluções tecnológicas na área de biocombustíveis, prestando assessoria técnica e serviços voltados ao controle da qualidade de biocombustíveis e suas matérias-primas e de derivados de petróleo, de acordo com a legislação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Produtor de vacina antirrábica de uso veterinário, atende às necessidades do Programa Nacional de Profilaxia da Raiva, do Ministério da Saúde. Também produz a proteína monomérica tetânica e a tuberculina bovina e aviária para diagnóstico de tuberculose, antígenos para diagnóstico de brucelose e leucose em animais, além de kits para diagnóstico de Brucella ovis, tuberculose, leucose enzoótica bovina e brucelose.

Pioneiro ao inaugurar, em 1989, a primeira incubadora tecnológica do Paraná, o Tecpar incentiva novos empreendimentos como forma de contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Estado. Na Incubadora Tecnológica de Curitiba (Intec), tanto empresas novas como aquelas já estruturadas encontram um ambiente apropriado para a realização de seus projetos inovadores, com apoio especializado em processo, produto e gestão para a transformação de ideias em empreendimentos bem sucedidos.

Novas metas

Foi implantado no início de 2012 o Tecpar Educação, que visa colaborar com o desenvolvimento educacional, científico e tecnológico dos setores privado e público do Estado do Paraná, apoiando os esforços do Governo Federal nesse campo e atuando sob o princípio da indissociabilidade entre serviços especializados, ensino, pesquisa e extensão.

Foi instalado em 2011 o Escritório de Projetos, uma ferramenta fundamental de melhoria de gestão da empresa e seus resultados, que ajuda o pesquisador a priorizar temas alinhados aos objetivos da instituição e elaborar o projeto de forma a facilitar para a diretoria avaliar a sua relevância.

Também em 2011 o Tecpar assinou novo contrato com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para avaliar a qualidade dos materiais e a conformidade geométrica das obras rodoviárias do Paraná que estejam sob sua responsabilidade.

O Tecpar continua no intermitente desenvolvimento de alguns temas de interesse e um deles é ‘Energias inteligentes’, ou ‘Smart Energy Paraná’, que trata da geração, distribuição e uso inteligente de energias renováveis. O programa foi oficialmente lançado no fim de junho e tem como objetivo principal promover a adequação da rede de energia elétrica convencional em rede inteligente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s