PUC-RS

Apresentação

Os Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (LABELO) incorporam uma filosofia centrada em qualidade e produtividade para atender regulamentos e normas nacionais e internacionais, proporcionando à sociedade brasileira confiança e qualidade nos produtos, além de desenvolver, junto ao governo brasileiro, uma extensa parceria nos programas de avaliação da conformidade e no programa brasileiro de etiquetagem.
O LABELO é parceiro da indústria e dos órgãos de fomento do País e pioneiro no desenvolvimento de serviços tecnológicos. Participa de, pelo menos, 30 comissões técnicas coordenadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Comitê de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações (COBEI), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as quais têm por objetivo criar e harmonizar metodologias e documentos normativos voltados à avaliação da conformidade. No ano de 2011, o LABELO completou 20 anos de acreditação ao INMETRO e 45 anos de serviços à comunidade brasileira, apoiando o fortalecimento e a qualificação dos produtos destinados a mercados internacionais.

Atuação
Integrando sete laboratórios de calibração, 33 laboratórios de ensaios, divididos em seis grandes áreas, 100 colaboradores diretos, em uma área de 3,4 mil m², o LABELO executa ensaios de avaliação de conformidade de produtos e emite relatórios de avaliação metrológica e certificados de calibração, com mais de 3 mil clientes ativos.
O LABELO desenvolve ainda programas integrados com as faculdades e com laboratórios da Universidade, dos quais participam estagiários, especialistas e professores, objetivando capacitar pessoal técnico para execução de serviços tecnológicos nas áreas de Ensaio e Calibração.
Na área de calibração, atua em eletricidade, tempo, frequência, temperatura, força, acústica e fotometria de equipamentos utilizados nos processos produtivos e para os mais diversos segmentos de monitoramento e controle.
Na área de avaliação de conformidade, destaca-se pela integração com a indústria, por meio dos ensaios de segurança elétrica e eficiência energética em equipamentos, produtos e materiais nas áreas de iluminação, eletrodomésticos, informática, telecomunicações, áreas classificadas além de avaliação de substâncias perigosas para seres humanos e avaliação de produtos para a saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s